Ética e transparência a qualquer custo

          Embora seja uma empresa pequena, muito enxuta, a Comtexto Comunicação e Pesquisa já tem uma história para contar. Afinal de contas, ela está no mercado há mais de 35 anos e, por ter vivenciado a explosão da Comunicação Empresarial em nosso País, pode participar de uma série de iniciativas pioneiras, como os primeiros congressos realizados na área, as primeiras pesquisas desenvolvidas sobre temas de Comunicação Empresarial, os primeiros prêmios que contemplaram categorias amplas de Comunicação e também os primeiros projetos de auditoria de imagem (em 1983, a Comtexto já aparecia em uma revista da Gazeta Mercantil - Administração & Marketing, divulgando este seu produto pioneiro).

   História                                             
   Pioneirismo                                       
       

 

 

Andar de cabeça erguida. Sempre.
      A gente não abre mão desta postura

         A Comtexto , em função da trajetória acadêmico-científica e profissional de seu diretor, o jornalista e professor Wilson da Costa Bueno, com atuação por décadas em universidades públicas (USP) e privadas, sempre buscou aproximar a área profissional e a acadêmica, estimulando a reflexão, o debate e a pesquisa em Comunicação Empresarial e Jornalismo Especializado. Ela incorporou há mais de duas décadas a web como ambiente para os seus projetos e mantém vários sites temáticos, referências na área.

         O que a Comtexto, no entanto, mais valoriza é a sua independência, sua visão crítica da Comunicação e , sobretudo, a sua disposição de não compactuar com sistemas não éticos, não responsáveis e, mais do que isso, de denunciá-los, por todas as formas. O cliente que mais demanda a Comtexto é a própria Comtexto, porque ela sempre assumiu esta perspectiva deliciosa (e cara) de desenvolver projetos próprios. Talvez porque muitos deles não tivessem mesmo facilidade de conseguir patrocínio, seja porque estivessem vinculados a áreas muito específicas, especializadas (logo, com pouca visibilidade junto a parceiros e anunciantes), seja porque incorporavam uma proposta crítica, nem sempre fácil de ser assumida por empresas ou entidades.

         A Comtexto pretende continuar no mercado com o mesmo espírito que a orienta, desde a sua fundação em 1982. Uma empresa, que tem o DNA do Jornalismo (seus sócios primeiros eram todos jornalistas) e que soube ser seduzida pela Comunicação Empresarial. Ganhou, com isso, em amplitude, no que diz respeito ao seu campo de atuação, mas nunca abriu mão de seu caráter investigativo. A gente sempre soube onde queria chegar, apesar de o caminho nem sempre ter sido fácil. Mas tem valido a pena: num País, onde as pequenas empresas enfrentam o "Custo Brasil" e crises sucessivas, fruto da incompetência de gestão e da  postura não ética de governantes e parlamentares, ter resistido por quase quatro décadas já é uma grande conquista. Seguimos em frente, mesmo porque é preciso continuar caminhando.

 

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