Ética e transparência a qualquer custo

          Nossos avós já diziam, com muita propriedade, que "elogio em boca própria é vitupério", o que significa, traduzindo para a linguagem do século 21, que é feio, muito feio, fazer como a maioria dos políticos e governos que passam o tempo todo se promovendo. Mas também não é razoável (e pode ser até arriscado empresarialmente) praticar a falsa modéstia. Somos uma empresa de consultoria e assessoria que faz um número limitado de coisas e não vivemos de comissão pelos trabalhos realizados por terceiros. Queremos ser o melhor naquilo que fazemos, mas temos a humildade ( e a inteligência) para reconhecer que precisamos aprender muito. Contamos com a parceria, espírito crítico e a experiência dos nossos clientes e amigos.

   História                                             
   Pioneirismo                                       
   Início da seção                                  
 
       

 

 

          A Comtexto Comunicação e Pesquisa tem sido pioneira no mercado em algumas iniciativas que dizem respeito à Comunicação Empresarial/ Organizacional e ao chamado Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Jornalismo e Saúde, Jornalismo Rural, Jornalismo e Meio Ambiente) em virtude mesmo de seu tempo de existência (caminhando para quatro décadas) e da relação estreita com o ambiente profissional e acadêmico-científico.

          A Comtexto promoveu os primeiros congressos brasileiros de Comunicação Empresarial e foi responsável pelas primeiras premiações na área, contemplando categorias até então não valorizadas pelo mercado.

          Foi a primeira empresa brasileira a desenvolver projetos e metodologia (Relatório PACI) para a análise da presença e da imagem das organizações na mídia e, fora da universidade, a primeira a realizar eventos (congressos, workshops) na área do Jornalismo Científico e da Comunicação em Agribusiness e Meio Ambiente. Foi a primeira empresa a editar um CD de Fontes e Recursos em Comunicação Empresarial, compartilhando informações e materiais com o mercado.

         Ela se orgulha de ter sido a primeira empresa privada brasileira a desenvolver pesquisas em Comunicação Empresarial e em Jornalismo Especializado  e de manter há mais de duas décadas quase uma dezena sites temáticos em Comunicação/Jornalismo sem qualquer aporte publicitário e de livre acesso, cumprindo a nossa proposta de manter íntegra a nossa independência editorial e compartilhar, aberta e desinteressadamente, informações/conhecimentos e resultados de pesquisa com os diversos públicos e a sociedade de maneira geral.

          A Comtexto foi também a primeira empresa a desenvolver cursos a distância em Comunicação/Jornalismo e, diferentemente de outras empresas e mesmo de universidades (algumas de prestígio) jamais cancelou qualquer curso ou evento em virtude do número de alunos. Nosso compromisso é antes com a divulgação, a educação e a capacitação profissional do que com o lucro e, portanto, mantemos sempre o que divulgamos.

          A Comtexto é a empresa de consultoria que mais participou da elaboração de Políticas de Comunicação para empresas e instituições públicas e privadas (universidades, institutos federais, parques tecnológicos, cooperativas etc) e desenvolveu uma metodologia específica para esse fim. Também realizou inúmeros diagnósticos de comunicação (comunicação interna, avaliação de portais etc)  e dá suporte à edição de livros e publicações nas suas áreas de competência. Vem há décadas ministrando cursos de capacitação para comunicadores e gestores em Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado, em especial Jornalismo Científico, Planejamento de Comunicação, Comunicação em situações de crise, Comunicação interna, Auditoria de Imagem, Estratégias de comunicação nas mídias sociais, dentre outros. Seu diretor Wilson da Costa Bueno atua como professor destes cursos e acumulou grande experiência nestas áreas, tendo já orientado mais de uma centena de dissertações e teses e dezenas de trabalhos de conclusão em cursos de especialização. Você pode consultar o seu currículo resumido no menu Diretoria.

          A Comtexto sabe que o pioneirismo, embora importante, não garante nada e, portanto, continua  buscando inovar sempre, aprender sempre. Respaldados nessa postura, estamos sempre avaliando as tendências e saudando os colegas que têm dado efetiva contribuição às áreas em que atuamos. Somos eternos alunos e nos orgulhamos disso.

 

Webdesign e hospedagem por AMS Public